Como fazer a manutenção do seu carregador de bateria tracionária

Para manter sua Bateria Tracionária sempre em bom funcionamento, é preciso dar atenção aos acessórios que a compõem. Assim, você consegue prolongar sua vida útil e ter ganhos consideráveis ao longo do tempo.

Saber conservar o carregador da sua bateria tracionária é algo tão importante quanto sua manutenção e armazenagem. Existe uma série de cuidados que você deve tomar para manter o seu carregador em dia.

Hoje, a Power Trac traz a você quais cuidados e como fazer a manutenção do seu carregador de bateria tracionária, pois ele também merece sua atenção.

Como fazer a manutenção do seu carregador de bateria tracionária?

Não basta só pensar na sua bateria tracionária, devemos fazer manutenção em todos os equipamentos para trazer um bom desempenho para o equipamento.

Já postamos algumas dicas de como fazer uma boa manutenção e agora vamos mostrar os cuidados que você precisa ter com seus carregadores.

Cuidados com a instalação do equipamento

Saber como dimensionar um carregador pode melhorar sua vida útil, então, quando você for instalar ou mesmo  trocar seu equipamento de lugar, é muito importante fazer uma verificação nas tomadas onde o equipamento será instalado. Cada carregador necessita de uma voltagem diferente para alimentar sua potência e assim desempenhar um serviço de qualidade, potencializando sua vida útil.

O ambiente onde seu carregador de bateria tracionária está ou será instalado é de suma importância que seja seco e arejado, fora da ação do sol e chuva. Nunca deixe seu carregador próximo das paredes ou obstruindo sua ventilação, pois ele deve sempre estar com uma distância de pelo menos 10 cm da parede para que o calor em excesso não diminua sua vida útil.

Como fazer uma boa utilização do seu carregador

O primeiro passo para uma boa instalação é imprescindível ler o manual de funcionamento dos carregadores, pois cada carregador tem suas especificações.

Todo carregador já vem com ajustes feitos pelos próprios fabricantes, então não devemos fazer alterações sem o auxílio de um especialista no assunto ou, caso contrário, ele não irá funcionar corretamente , podendo até danificá-lo.

No momento da instalação já devemos prever onde os cabos e conectores devem ficar e nunca deixar no caminho onde as empilhadeiras possam passar, isso pode ocasionar a quebra ou causar um curto circuito.

Manutenção dos cabos e conectores

Com o passar do tempo é normal que os cabos acabem se deteriorando. Por isso é necessário fazer manutenções periódicas, pois elas evitam surpresas inesperadas.

A Power Trac te auxilia nos detalhes de como fazer a manutenção do seu carregador de bateria tracionária:

  •  Verifique sempre se o conector de saída não está oxidado e/ou com mau contato;
  • Deve ser feita limpeza externa sempre que necessário, utilizando pano seco;
  • Faça uma limpeza interna com ar comprimido, pelo menos uma vez ao ano, tomando cuidado para não provocar o desligamento da fiação ou de componentes internos.

Fique atento aos possíveis defeitos

​- Carregador não liga;

Isso pode acontecer no momento da instalação ou até mesmo quando não está sendo feita a manutenção do seu carregador de bateria tracionária corretamente.

  • Queima do fusível de entrada.
  • Tomada ou cabo com mau contato.
  • Não ser a tomada indicada para o tipo de carregador.
  • Polaridade dos cabos que ligam a bateria ao carregador podem estar invertidos.

– Carregador liga, mas não carrega;

Isso pode ocorrer quando você não sabe como fazer a manutenção do seu carregador de bateria tracionária ou não leu o manual de instruções.

  • Falta de uma das fases de alimentação de rede elétrica ou algum fusível da mesma, queimado,(quando o equipamento é trifásico);
  • Mau contato no conector de saída;
  • Defeitos nas placas eletrônicas do equipamento;
  • Carregador liga e queima fusível de entrada;
  • Polaridade dos cabos que ligam a bateria ao carregador podem estar invertidos, isto em carregadores que não possuem proteção contra inversão de polaridade;
  • Diodos ou SCR em curto circuito;
  • Transformador principal ou auxiliar em curto-circuito;
  • Tomada de energia elétrica com tensão superior a selecionada no transformador do carregador;
  • – Carregador liga e queima fusível de saída;
  • – Polaridade dos cabos que ligam a bateria ao carregador podem estar invertidos;
  • – Diodos ou SCRs em curto-circuito.

 

Não deixe de seguir todas dicas da Power Trac, além de uma boa manutenção, você evita transtornos maiores e consegue economizar ao longo dos tempos.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o que podemos fazer por você.

Compartilhe:

Comentários:

Array

Artigos relacionados

A importância da locação de baterias e carregadores para o setor de transporte

Onde encontrar baterias tracionarias para empilhadeiras?

Vantagens das baterias tracionarias de lítio em relação às baterias de chumbo