É possível aumentar a vida útil de uma Bateria Tracionaria?

Quando fazemos um investimento na compra de uma bateria tracionária, é normal que queiramos saber se é possível prolongar a sua vida útil, afinal, comprar uma nova frequentemente não é uma boa escolha financeira.

 

Tendo isso em vista, é possível aumentar a vida útil de uma bateria tracionária?

 

Acompanhe o novo artigo da Power Trac e saiba mais sobre o assunto.

 

É possível aumentar a vida útil de uma Bateria Tracionária?

 

Sim! Você pode aumentar a vida útil da sua bateria tracionária. E isso irá depender unicamente da manutenção, a qual deve ser feita de forma correta.

 

Sabemos que esse tipo de equipamento é arquitetado para suportar a diferentes temperaturas e a um trabalho mais intenso. Isso significa que a manutenção desempenha um papel importantíssimo para a durabilidade da bateria tracionária.

 

Ou seja, por mais que não exista uma fórmula mágica sobre como fazer sua bateria durar mais, existem pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença nesse processo. Separamos as principais delas para você nos próximos tópicos:

 

Como aumentar a vida útil de uma bateria tracionária

 

  1. Armazenamento e descanso de bateria tracionária

 

O armazenamento e descanso de uma bateria tracionária é um processo vital para que sua vida útil seja prolongada. Por se tratar de um equipamento complexo e composto por materiais de alto risco, esse tipo de procedimento deve ser realizado em um ambiente específico.

 

Para tanto, a bateria tracionária precisa estar com a carga completa, pois, como bem sabemos, os carregamentos pela metade podem trazer danos irreparáveis ao equipamento. 

 

Através do manuseio com aparatos de proteção, como luvas, máscaras e protetores auriculares,  a bateria deve ser armazenada em uma sala grande, bem ventilada, limpa e organizada.

 

Tudo isso evita acidentes através do contato com os compostos químicos da bateria, mas também prolonga sua vida útil, já que tal procedimento é essencial para que ela se mantenha funcionando com uma boa performance.

 

  1. Reposição da água de bateria tracionária

 

Muitas vezes, as pessoas acham que sua bateria tracionária está com algum tipo de vazamento, porém, por conta de erros operacionais na hora da reposição de água, o abastecimento excessivo faz com que esse líquido transborde, dando a impressão de que os compostos internos estão vazando.

 

Esse tipo de rotina é extremamente prejudicial para a bateria tracionária. E os impactos podem ser ainda piores se você sequer está fazendo essa reposição.

 

Afinal, na anatomia desses equipamentos, são utilizadas ligas que asseguram uma maior resistência à corrosão interna, as quais exigem uma reposição de água para que os elementos que compõem a bateria não fiquem expostos ao ar. Esse tipo de procedimento evita as famosas corrosões precoces.

 

Saiba como fazer a reposição de água da sua bateria tracionária clicando aqui.

 

  1. Evite a sulfatação da sua bateria tracionária

 

A sulfatação de bateria tracionária é um dos piores inimigos desse tipo de acumulador elétrico.

 

Ela ocorre quando o sulfato – que é um composto químico derivado de enxofre e oxigênio – forma cristais nas placas da bateria, impedindo que esta armazene a energia recebida do carregador, afetando seu funcionamento e ocasionando o que conhecemos como: “a bateria não segura carga“.

 

Existem cuidados diários que você tomar para evitar a sulfatação da sua bateria tracionária. Os principais fatores que agravam esse quadro são:

  • Manter a bateria descarregada por muito tempo;
  • Manter a bateria inativa por mais de 24h;
  • Sobrecarga recorrente e altas sessões de descarga;
  • Adição excessiva de ácido sulfúrico;
  • Interrupção durante a recarga;
  • Carregadores ineficientes.

 

Tomando esses cuidados extras, a vida útil da sua bateria tracionária será prolongada com toda a certeza.

Compartilhe:

Comentários:

Array

Artigos relacionados

A importância da locação de baterias e carregadores para o setor de transporte

Onde encontrar baterias tracionarias para empilhadeiras?

Vantagens das baterias tracionarias de lítio em relação às baterias de chumbo