Vazamento de baterias tracionárias

O manuseio de baterias tracionárias precisa de muita atenção e cuidado. Estar atento(a) a quaisquer anormalidades, como vazamento de baterias tracionárias, deve ser rotina dentro da sua empresa para evitar problemas e/ou acidentes.

Uma anormalidade que pode assustar os proprietários, é o vazamento de baterias tracionárias. E é muito importante ficar de olho nesses ocorridos para identificar quando realmente se trata de um vazamento, afinal, muitas vezes, o problema pode ser causado por um erro operacional, o que é muito mais fácil de resolver. 

Sendo assim, como identificar um vazamento de bateria tracionária? O que fazer quando encontrar um vazamento?

Fique tranquilo(a), pois a Power Trac escreveu esse texto exclusivamente para te ajudar. Então, continue lendo o post de hoje!

Vazamento de baterias tracionárias

Se você trabalha com baterias tracionárias, deve saber da importância que as manutenções preventivas têm para o bom funcionamento do aparelho.

Dentro das baterias, encontramos o ácido sulfúrico, o qual é diluído em água para se ter uma densidade inferior. Nas manutenções preventivas, é feita a leitura dessa água, pois a bateria não pode, de forma alguma, ir para a carga seca. Afinal, caso contrário, pode-se acarretar em danos irreversíveis ao produto.

Mas por que estamos falando isso? 

Acontece que, na maioria das vezes, o problema da bateria não é necessariamente um vazamento, e sim um erro operacional no abastecimento da mesma. 

Para fazer o abastecimento correto de água na sua bateria, existe um procedimento e nível específicos — descritos no manual do produto — onde se deve colocar água até 3 cm acima dos separadores. Nem até a ‘boca’ das válvulas, nem abaixo das placas. 

No final do dia de trabalho, é extremamente normal que, ao observar a sua bateria, você note que o nível de água está inferior do que no ínicio das atividades. Isso acontece porque a reação química que ocorre no interior do produto faz com que as placas absorvam essa solução enquanto  trabalham.

Se você encontrar sua bateria nesse estado e preencher o espaço faltante com mais água, aí é que está a raíz do seu problema. Sua bateria não está vazando, você é que está a abastecendo mais do que o necessário.

Afinal, quando você coloca o produto para carregar, o procedimento inverso acontece. A carga irá esquentar as placas, que consequentemente irão se desprender da solução, subindo o volume da água e fazendo com que o líquido transborde. 

Para evitar esse tipo de problema, sempre avalie o nível de água e faça o abastecimento após o carregamento da bateria. Pois só assim você terá plena certeza se é necessário ou não colocar mais água.

Geralmente, o abastecimento é necessário apenas uma vez por semana.

Como identificar um vazamento de bateria tracionária

Se você acha que o problema não é na manutenção da sua bateria, existem outras maneiras de identificar se o seu produto está ou não tendo vazamentos.

A mais eficaz delas é abrir todas as válvulas e observar se a solução está presente em todas elas. Depois, deixe a bateria descansar por 24 horas e, decorrido esse tempo, analise se a quantidade de líquido presente é a mesma do dia anterior.

Se uma das válvulas realmente estiver com vazamento, o volume estará menor e terá vazado líquido. Isso torna necessário o contato direto com o fabricante para a solicitação da garantia.  Caso contrário, pode ficar tranquilo(a) e devolver sua baterias às atividades diárias (mas sempre com aquele cuidado extra no abastecimento).

Compartilhe:

Comentários:

Array

Artigos relacionados

A importância da locação de baterias e carregadores para o setor de transporte

Onde encontrar baterias tracionarias para empilhadeiras?

Vantagens das baterias tracionarias de lítio em relação às baterias de chumbo