Qual a temperatura ideal para conservar sua bateria tracionaria?

Uma das dúvidas mais comuns sobre quem possui uma bateria tracionaria é especificamente sobre o que deve ser feito para aumentar o tempo de vida útil da mesma, afinal, a intenção é de que seja utilizada por muitos anos.

É preciso ter uma atenção especial a vários detalhes, não somente no momento em que está sendo usada, mas também durante o processo de higienização, manutenção e até de recarga!

Pensando nisso, nós da Power Trac reunimos aqui algumas dicas essenciais para que você possa aplicar no seu dia a dia. Confira!

Temperatura ideal para conservar sua bateria tracionaria!

É importante destacar que as altas temperaturas em sua bateria podem comprometer a qualidade do uso das mesmas, assim, é preciso tomar alguns cuidados precisos para reduzir esses danos:

  • Mantenha a temperatura interna em níveis regularizados;
  • Armazene-a longe do calor;
  • Deixar demais equipamentos intralogísticos descansarem antes e depois do carregamento de energia até que a bateria atinja a temperatura indicada pelo fabricante;
  • O ideal é que a temperatura interna de sua bateria não passe da quantia de 45º C durante o processo de carregamento;
  • Tenha um horário específico de carregamento e de revezamento para todas as demais baterias utilizadas;
  • A sala de armazenamento da bateria deve ter uma boa ventilação e ser climatizada com a temperatura média de 15ºC, eliminando gases quando desligada, além de ajudar no resfriamento das máquinas.

O que você precisa saber sobre sua bateria tracionária

Uma bateria tracionaria é usada para várias finalidades, como:

  • Fonte de uso de veículos e equipamentos que precisam de alta carga;
  • Uso em empilhadeiras;
  • Lavadoras de pisos;
  • Plataformas;
  • Elevadores.

E muito mais!

A combustão da qual dá “vida” e potência para o seu uso é a reação entre o chumbo e o ácido sulfúrico, gerando assim a carga interna, o que só acentua mais ainda a necessidade de cuidado com o item.

Qual é o tempo de vida de uma bateria tracionaria?

As baterias tracionarias tem seu tempo de vida médio de 8 horas trabalhadas, onde sua autonomia sustenta até 1800 ciclos.

Assim, seu tempo de troca é entre 5 até 8 anos, o que muda conforme os cuidados do dia a dia e a correta manutenção da mesma.

Como aumentar o tempo de vida da bateria tracionaria?

Por meio de dicas simples, rápidas e direcionadas você pode aplicar algumas melhorias durante o seu dia a dia para que possa aumentar o tempo de uso de sua bateria tracionaria.

Veja abaixo algumas dicas para seguir o quanto antes:

  1. Quando terminar de usar a sua bateria tracionaria, desligue-a da empilhadeira e espere o tempo mínimo de uma hora para ligá-la novamente ao carregador;
  2. Agora, ligue o carregador e aguarde até que mostre que a carga está completa, depois disso, ele desligará automaticamente;
  3. Lembre-se de evitar carregamentos parciais ou incompletos;
  4. Desconecte a bateria tracionaria e espere novamente o tempo por mais uma hora. Agora, faça a conexão novamente ao equipamento utilizado;
  5. Outro ponto é sempre verificar os níveis de água dentro do equipamento. Se você não consegue visualizar eles, é o momento de adicionar água destilada deionizada até que enxergue o líquido. Ah, isso deve ser feito no final da carga e com o carregador ligado!
  6. Mantenha sua bateria sempre seca, limpa e livre de oxidação.

Enquanto isso, existem alguns processos de manutenção que você pode fazer semanalmente e em alguns casos, até diariamente para manter a vida de sua bateria mais durável ainda, como:

  • Não exagere na quantidade de água dentro da bateria;
  • Em hipótese alguma insira ácido no item;
  • Depois de completar o preenchimento do líquido, remova todos os respingos ao redor.

Outro ponto que pode passar despercebido é de realizar a manutenção preventiva, mais precisamente a cada três meses. Portanto, já deixe esse detalhe anotado em sua agenda!

Dicas extras!

Por fim, separamos aqui outras dicas bem específicas e simples que você também pode incluir em sua rotina de cuidados de sua bateria:

  • Não deixe as baterias muito perto umas das outras, do contrário, há maior dificuldade de dissipar o calor ali existente. A dica é que tenham no mínimo 10 cm entre uma e outra;
  • Observe a tensão de flutuação, o que varia conforme o modelo. Geralmente o valor indicado é de 13,65V.

Gostou dessas dicas? Continue sempre acompanhando o blog da Power Trac para ficar sempre bem informado sobre como cuidar de suas baterias, além de demais produtos.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Compartilhe:

Comentários:

Artigos relacionados

A importância da locação de baterias e carregadores para o setor de transporte

Onde encontrar baterias tracionarias para empilhadeiras?

Vantagens das baterias tracionarias de lítio em relação às baterias de chumbo