Sulfatação e dessulfatação de baterias tracionárias

Sulfatação e dessulfatação de baterias tracionárias. As baterias tracionárias são bens duráveis e, por isso, é preciso tomar muitas medidas preventivas para evitar seu rápido desgaste com o tempo. Um dos problemas mais comuns nas baterias é a sulfatação.

Em contrapartida, a dessulfatação serve como um fator não só preventivo, mas também corretivo às baterias que já se encontram prejudicadas pela sulfatação.

Sulfatação e dessulfatação de baterias tracionárias

A sulfatação de baterias tracionárias ocorre quando o sulfato – que é um composto químico derivado de enxofre e oxigênio – forma cristais nas placas da bateria, impedindo que esta armazene a energia recebida do carregador, afetando seu funcionamento e ocasionando o que conhecemos como: “a bateria não segura carga“.

Esse termo também é utilizado para descrever a corrosão de terminais e dos fios contatos, que é gerada através  do ataque dos vapores do ácido sulfúrico nesses materiais.

Se na sua bateria tracionária estão surgindo pós brancos nos terminais, saiba que esse evento ocorre por conta da sulfatação.

O que causa a sulfatação em uma bateria tracionária:

  • Manter a bateria descarregada por muito tempo;

  • Manter a bateria inativa por mais de 24h

  • Sobrecarga recorrente e altas sessões de descarga;

  • Adição excessiva de ácido sulfúrico;

  • Interrupção durante a recarga;

  • Carregadores ineficientes.

Como evitar a sulfatação de uma bateria tracionária?

Existem formas de evitar a sulfatação da sua bateria tracionária. Primeiramente, é preciso evitar descargas profundas na sua fonte de energia com recargas incompletas e/ou longos períodos sem recarga.

Além disso, é preciso evitar deixá-la semi-carregada ou descarregada por muito tempo, tomando cuidado com as recargas incompletas também.

Porém, a forma mais eficaz de evitar a sulfatação é através da dessulfatação preventiva.

Dessulfatação de baterias tracionárias

A dessulfatação de baterias tracionárias é um processo preventivo ou corretivo que reverte os efeitos causados pela sulfatação no aparelho.

Nela, as placas irão receber correntes elétricas baixas, que são programadas para diferentes níveis de desgaste por meio do Dessulfatador (o aparelho utilizado no processo). O nível de desgaste, por sua vez,  é identificado através do descarregador.

Sendo assim, o processo é capaz  de reabsorver os cristais gerados pela sulfatação e restaura as condições normais da bateria. Contudo, quando o acúmulo dessas substâncias é muito elevado, a dissolução é dificultada, comprometendo no resultado final.

A dessulfatação de uma bateria tracionária é feita por um profissional, o qual analisará o desempenho da mesma através de gráficos e outras métricas. Esse procedimento restaura a funcionalidade da bateria e prolonga a sua vida útil, eliminando de vez a troca constante dessa tecnologia que deve durar bastante tempo.

Faça a manutenção preventiva aqui na Power Trac e evite o descarte precoce de sua bateria tracionária. Contamos com uma equipe especializada e empenhada em garantir os melhores resultados para você.

Compartilhe:

Comentários:

Array

Artigos relacionados

A importância da locação de baterias e carregadores para o setor de transporte

Onde encontrar baterias tracionarias para empilhadeiras?

Vantagens das baterias tracionarias de lítio em relação às baterias de chumbo