Diante de um cenário conturbado como o atual do Brasil, com a disparada do dólar e os valores mais altos da história, surto do coronavírus impactando a economia, é natural e necessário os cortes de qualquer tipo de gastos e investimentos em uma empresa.

Manutenção Preventiva

Porém, independente de crise, há algum tempo a manutenção preventiva de equipamentos começou a ser considerada uma das maiores e melhores formas de economia. Esta ação evita muitos problemas dentro de uma empresa. Em meio à esta crise econômica e instabilidade política e social que estamos vivendo, o ideal é evitar tudo o que possa interferir e abalar os planos de investimentos. Assim sendo, sem dúvidas, a melhor estratégia é investir em manutenção para evitar gastos e imprevistos desnecessários. E com isso, não permitir que a situação afete o crescimento econômico de sua empresa.

A manutenção preventiva é uma excelente forma de reduzir os custos operacionais e também de assegurar a qualidade dos produtos e serviços. O trabalho se baseia em evitar defeitos que possam causar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação. Para que isso seja possível é feito um estudo fundamentado em estatísticas. Ou seja, analisando o estado do equipamento, local de instalação, condições elétricas que o suprem, dados fornecidos pelo fabricante, condições de funcionamento, pontos e periodicidade de lubrificação, entre outros.

Estratégia em meio à crise

De todo modo, uma bateria tracionária pode apresentar inúmeras situações e problemas. Porém, na maioria das vezes ela não precisa ser substituída. Para isso é necessário um cuidado e atendimento permanente, contínuo e preciso para que seja visto de imediato as necessidades que ela venha a apresentar. Desta forma, garantimos que ela esteja sempre em pleno funcionamento.

Aliás, é indispensável que todas as baterias da linha tracionária passem por uma manutenção preventiva ao menos uma vez ao ano. Com isso, o objetivo a ser alcançado é que a bateria se mantenha trabalhando sempre no auge de seu desempenho. Este reparo é extremamente necessário, e um investimento para a indústria.