Dicas para economizar água

Apesar do Brasil ser o país com a maior reserva terrestre de águas superficiais, duas das maiores áreas úmidas do mundo (o Pantanal Mato-Grossense e a Bacia Amazônica) e vastos reservatórios de água subterrânea, essa grande quantidade de água não garante a segurança hídrica do país. Por depender das chuvas, os reservatórios de água Brasileiros, que compõem 15% da quantidade de água do mundo, sofrem com as instabilidades climáticas. Pelos estudos das Nações Unidas dois terços da população de todo o mundo sofrerá com a falta de água até 2025.

Neste momento, o Paraná passa por uma das piores estiagens dos últimos tempos, racionamento de água em algumas cidades e usinas trabalhando com capacidade menor do que a ideal, comprometendo a produção de energia, são realidade no sul do país. A situação é séria e exige que a população economize água, mesmo sendo necessário cuidados redobrados com a higiene contra o COVID19.

Por esse motivo, a Power Trac Baterias selecionou algumas dicas para ajudar na diminuição do consumo de água, e assim, cuidarmos e contribuirmos com esse bem tão necessário. Afinal, não é somente quando nossas cidades estão passando por racionamentos que o cuidado com o desperdício deve existir.

Dicas para economizar água

1. Reutilize:

Os resultados a partir da reutilização são enormes! Lavar calçadas, carros, usar nas descargas de vasos sanitários, máquina de lavar e também a do ar-condicionado, é uma maneira fácil e muito efetiva de redução do consumo de água.

2. Acumule roupas para lavar:

Busque lavar a maior quantidade de roupas possível de uma só vez, diminuindo a frequência de lavagens por semana.

3. Evite utilizar mangueiras: 

Além de reaproveitar a água a ser usada, procure usar panos, baldes, pulverizadores ou borrifadores. Essa prática permite uma limpeza mais eficiente das superfícies, direcionando a água para o lugar correto a ser higienizado, diminuindo a quantidade de água e rendendo muito mais.

4. Diminua o tempo no chuveiro: 

O gasto ideal em um banho é de 30 litros de água, aproximadamente 5 minutos com o chuveiro aberto, um pouquinho a mais do tempo que gastamos, não é? Desligar o chuveiro para ensaboar ajuda bastante para diminuir o consumo.

5.  Acostume-se a abrir e fechar várias vezes a torneira:

Ao lavar alimentos, escovar os dentes, fazer a barba, lavar louça, etc, não é necessário que a torneira fique escorrendo todo o tempo. Cuidar após o uso para não ficar gotejando também é importante.

6. Prefira descarga de caixa acoplada no vaso sanitário: 

Vasos sanitários com válvula utilizam aproximadamente 15 litros a cada 6 segundos de acionamento, optar por controlar esses números através da caixa acoplada é fundamental.

7. Preste atenção nos vazamentos: 

De vez em quando fechar o registro para verificar se o relógio continua contando é uma boa ideia, essa prática apresenta se há vazamento em suas instalações.

O cenário atual, exige que nos reinventemos de diversas maneiras para nos adaptar às novas necessidades do mundo. Cuidar e poupar água além de ajudar o planeta, é um benefício que nós mesmo iremos desfrutar.

Compartilhe:

Comentários:

Array

Artigos relacionados

A importância da locação de baterias e carregadores para o setor de transporte

Onde encontrar baterias tracionarias para empilhadeiras?

Vantagens das baterias tracionarias de lítio em relação às baterias de chumbo