Cuidados no armazenamento de baterias para empilhadeiras

Há quem diga que a bateria é o coração da empilhadeira, isso porque sem esse acessório nada funciona. Por isso, é tão importante saber escolher e armazenar corretamente as baterias para empilhadeiras. Esse cuidado pode evitar riscos para a saúde e ao meio ambiente. 

É importante saber que as baterias mais recomendadas para a empilhadeira são as tracionaria.. Porém, independente do seu modelo, para realizar o armazenamento de forma correta e segura, é preciso seguir algumas orientações e regras. Você sabe quais são? 

Separamos este conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre armazenamento de baterias para empilhadeiras. Continue a leitura e confira! 

Quais são os principais cuidados ao armazenar baterias para empilhadeiras?

De acordo com a norma, é importante se atentar a alguns cuidados específicos na hora do manuseio de baterias para empilhadeiras para que não ocorra nenhum tipo de problema.

Primeiro, é necessário ajustar o local, isso porque as baterias contêm composições químicas e nocivas. O mais indicado é que o armazenamento de baterias seja feito em sala com pisos impermeabilizantes, além de possuir  talha elétrica para movimentação das baterias. 

Outro ponto importante a ser avaliado, pois garante a segurança do ambiente, é a iluminação. Ou seja, é recomendado que sejam utilizados equipamentos com disjuntores à prova de explosão.

O indicado é que a sala de armazenamento de baterias para empilhadeiras seja mantida a uma temperatura de 15° C, e clima máximo de 45° C. A temperatura muito baixa ou alta pode afetar e causar danos a esse acessório.

Lembrando que as baterias são altamente poluentes e podem causar danos ao solo, ao ar, à água e a saúde do operador que estará em contato com o produto. 

Portanto, ressaltamos a importância de armazenar as baterias com solo impermeabilizado  e utilizar bacias de contenção de acordo com o tamanho da área.

Cuidados com o local para o armazenamento de baterias para empilhadeiras

 

Muitas pessoas podem até não se atentar para isso, mas devido às suas composições químicas fortes e apresentar riscos graves ao ambiente e à saúde, é preciso muito cuidado com o local onde será armazenado as baterias para empilhadeiras. 

Confira algumas dicas básicas no armazenamento que você precisa seguir. 

  • Utilize sempre equipamentos de proteção individual: luvas de borracha, óculos de proteção, botas de borrachas, protetor auricular, máscaras, avental e sapatos adequados;
  • É proibido fumar ou utilizar equipamentos que produzam algum tipo de incêndio próximo aos locais de armazenamento de baterias para empilhadeiras, pois é muito comum nesses ambientes existem produções de gases inflamaveis;
  • Nunca fazer uso ou sobrepor qualquer tipo de metal à bateria, acarretando graves riscos ao equipamento e, principalmente, ao operador;
  • Deve ser respeitado o espaçamento de 50 cm entre cada bateria, a fim de garantir o desbaratamento de calor e prevenir danos ao acessório; 
  • É muito importante manter a área externa da bateria sempre limpa e seca; 
  • Lembre-se, caso a bateria ou seus componentes entrem em contato com a pele, o operador deve lavar o local afetado com água, uma vez que a solução de ácido sulfúrico é nociva à saúde;
  • Em caso de derramamento da bateria, o profissional especializado deve ser solicitado imediatamente, além do responsável pelo local para acionamento de emergência.

Power Trac pode te ajudar no armazenamento de baterias Caso tenha ficado alguma dúvida sobre  o armazenamento de baterias para empilhadeiras, entre em contato com a Power Trac. Contamos com excelentes profissionais que estarão preparados para te ajudar. Só clicar aqui!

Compartilhe:

Comentários:

Artigos relacionados

A importância da locação de baterias e carregadores para o setor de transporte

Onde encontrar baterias tracionarias para empilhadeiras?

Vantagens das baterias tracionarias de lítio em relação às baterias de chumbo