4 cuidados que prolongam a vida útil da sua bateria tracionaria

O uso de uma bateria tracionária tem sua durabilidade totalmente ligada conforme a maneira que é usada e conservada. Isso acontece principalmente porque possui uma dimensão diferenciada, de modo a conseguir suportar condições de trabalho de maior intensidade quando comparadas às estacionárias e automotivas.

Assim, precisam de cuidados e manutenção específicos para que tenham a duração conforme o esperado. 

Engana-se quem pensa que essas ações são dificultosas ou muito além do comum, na verdade, são consideradas básicas e bem simples de serem executadas. Confira mais abaixo!

4 cuidados que prolongam a vida útil da sua bateria tracionária

1 – Repor a água

As baterias tracionárias costumam aguentar uma profundidade de descarga alta, cerca de 80%, mas, para que isso aconteça, é preciso que tenham em sua base ligas que gerem uma resistência maior..

Esse produto pede a reposição da água de forma regular, assim, para acontecer as reações químicas dos demais elementos internos da bateria, dessa forma, há a redução das chances de sulfatação antecipadamente.

É confirmado pelos especialistas que essa frequência da reposição do líquido acontece na mesma intensidade em que o material é usado.

2 – Verificar a conexão dos cabos com os polos

Outro ponto que merece bastante atenção é o cuidado das conexões dos cabos segundo os pólos das baterias.

Eles devem ser verificados com muita frequência para que não exista sobra nas conexões, permitindo com que fiquem limpas para ter uma aderência maior durante o aperto.

Assim, fica mais fácil a passagem da corrente na descarga e na recarga das baterias.

Caso as conexões estejam sujas de zinabre causaará um aquecimento fora do comum, o que poderá destruir o polo da bateria, gerando vários danos e problemas para a bateria tracionária.

3 – Observar a profundidade das descargas

Uma das principais causas de “apertos” com as baterias tracionárias, a profundidade de descargas é a quantia da corrente que é retirada dessa bateria.

Quando falamos dos modelos tracionários, elas tem projeção para alcançarem a quantia de até 80% da profundidade de descarga, cálculo esse que foi feito levando em consideração a capacidade existente de bateria.

A duração de uma bateria tem conexão direta com o desgaste em que é exposta, ou seja, quanto mais for retirada a energia dessa bateria, maior será a oxidação interna que enfrentará.

Nós, da Power Trac, aconselhamos que você nunca use acima do limite de 80%, mas, se isso acontecer, terá problemas com os níveis críticos da ferramenta, da mesma forma quando for recarregá-la.

4 – Forma de armazenamento da bateria

Assim como demais itens empresariais, as baterias também devem ser armazenadas de maneira correta, reduzindo assim problemas com sua vida útil.

É fato que as baterias que possuem chumbo ácido percam sua carga com o passar do tempo, o que é chamado de auto descarga.

Isso costuma acontecer decorrente da migração do ácido que existe no eletrólito da bateria para a parte interna das placas, fazendo assim com que as baterias fiquem cada vez mais descarregadas com o passar do tempo. 

Se a bateria ficar nessa condição por mais tempo ainda, acontece a sulfatação, que é o surgimento de cristais na base das placas. Quando não combatidos, criam mais resistências ainda na recarga deste produto.

Para que isso não aconteça, é preciso ter uma bateria no estoque ou outra que tenha sido recarregada em seu prazo máximo de 90 dias.

Essas são as 4 dicas da Power Trac para que você tenha uma bateria tracionária com maior tempo de duração.

Somos especialistas em baterias tracionárias com mais de duas décadas de experiência e excelência neste mercado. Entre em contato com nosso time especializado sempre que pensar em baterias tracionarias de alta qualidade! 

Compartilhe:

Comentários:

Artigos relacionados

A importância da locação de baterias e carregadores para o setor de transporte

Onde encontrar baterias tracionarias para empilhadeiras?

Vantagens das baterias tracionarias de lítio em relação às baterias de chumbo