5 coisas que podem prejudicar a saúde da sua bateria tracionária.

Existe uma série de cuidados que você deve tomar para manter o seu equipamento em dia, desde a manutenção preventiva e corretiva até o armazenamento da sua bateria tracionária.

 

Por isso, ficar atento à saúde da sua bateria tracionária fará com que você entenda quais as próximas etapas deve seguir, ou como prevenir os possíveis danos que podem ocorrer com ela.

 

Confira agora as dicas da Power Trac para manter sempre a saúde da sua bateria tracionária em dia.

 

5 coisas que podem prejudicar a saúde da sua bateria tracionária.

 

 

  • Não ler corretamente o manual de instalação da bateria tracionária

 

 

O primeiro passo para uma boa instalação é ler o manual de funcionamento da sua bateria tracionária, pois cada uma tem suas devidas  especificações.

 

Entender a finalidade da bateria e como fazer a sua instalação corretamente, garante que sua bateria tracionária funcione corretamente e garante a sua funcionalidade em dia.

 

 

  •  Não fazer a carga e descarga corretamente 

 

 

No processo de descarga, o ácido sulfúrico é consumido pelas placas, diminuindo a densidade e nível do eletrólito. Já no processo de carga o inverso acontece: os gases hidrogênio e oxigênio são expelidos das placas. 

 

Em seguida, a corrente elétrica faz com que o eletrólito seja desprendido das placas. 

 

Então, acontece o que chamamos de “gaseificação”, ou seja, o eletrólito borbulha. Este fenômeno tem por objetivo homogeneizar o eletrólito, ou seja, evitar que o ácido mais denso fique no fundo do vaso e o mais leve por cima. Com essa “borbulha”, o eletrólito se movimenta deixando o ácido em uma densidade homogênea.

 

 

  •  Importantíssimo fazer as devidas manutenções na sua bateria tracionária

 

 

Para manutenção de baterias tracionárias são necessários os seguintes componentes:

  • Voltímetro com escala de dois dígitos para verificação da tensão total e por elemento;
  • Densímetro com escala de 1.100 g/dm3 a 1.300 g/dm3;
  • Termômetro a álcool com escala de 0-60°C ou digital.

Os carregadores devem estar devidamente calibrados, pois caso contrário, podem causar danos à bateria que não são cobertos pela garantia.

Nunca adicionar eletrólito aos elementos. Em caso de queda da bateria ou qualquer derramamento, contatar o fornecedor.

Sempre colocar em processo de carga quando a bateria atingir 1,70 v.p.e. Nunca colocar a bateria para carregar antes disso. Atentar-se também para que não passe de 1,70 v.p.e., pois o esgotamento total de sua capacidade causará uma descarga profunda.

Quando em processo de carga, sempre aguardar o final do processo. Também deve-se respeitar seu prazo de descanso (no mínimo 1 hora) antes de colocá-la em funcionamento. Jamais interromper seu processo de carga, pois isso aumentará sua temperatura gerando danos às placas e à sua vida útil.

 

  • devida atenção à reposição da água 

 

 

A reposição de água em baterias tracionárias é um processo simples, mas que muitas pessoas acabam fazendo da maneira incorreta.

A primeira coisa que precisamos ter em mente, é que a água utilizada para a reposição precisa ser destilada ou deionizada. Isso é necessário porque, durante o processo de recarga, a bateria libera gases de hidrogênio e oxigênio, diminuindo o nível de água e, consequentemente, reduzindo o nível de eletrólito.

Vale lembrar que o acerto de nível de eletrólitos por meio da adição de água destilada precisa ser feito com o carregador ligado à bateria, após ter atingido no mínimo ⅔ de carga.

 

  • Armazenamento incorreto das baterias

 

 

O Armazenamento e descanso de baterias tracionárias devem ser feitos numa sala específica. É indicado que seja uma sala coberta, com piso impermeabilizante e com recipientes que possam evitar o derramamento.

Além disso, ela deve ser grande, bem ventilada, limpa e organizada, com uma temperatura de, em média, 15°, sem ultrapassar os 45°. Também é importante que a sala tenha uma iluminação feita com equipamentos com disjuntores à prova de explosão.

Quando armazenadas, elas devem estar com a carga completa. Isso evita complicações futuras, pois, como sabemos, uma carga mal feita pode acarretar em inúmeros problemas no funcionamento da sua bateria tracionária.

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