Serviços

A principal atividade e carro chefe da empresa é a fabricação e manutenção de baterias para empilhadeiras. Contudo quando falamos em “baterias tracionárias” automaticamente associamos os equipamentos diretamente ligados a elas, ou seja, carregadores de baterias tracionárias e empilhadeiras.

Hoje nossa linha de serviços extende-se a:

Baterias Tracionárias

Baterias Tracionárias

Fabricação e assistência técnica corretiva e preventiva

Carregadores de Bateiras Tracionárias

Carregadores de Bateiras Tracionárias

Assistência técnica e distribuidor autorizado KM

Rodas de Empilhadeiras

Rodas de Empilhadeiras

Distribuidores de rodas de empilhadeiras

Gestão de Sala de Baterias

Gestão de Sala de Baterias

Mediante contrato dispomos uma equipe o qual trabalhará em sua operação com o objetivo da correta gestão e monitoramento de suas baterias tracionárias

Descarte de Baterias

Descarte de Baterias

Procedimentos técnicos para coleta, transporte, recebimento, manuseio, tratamento e destinação final de sua sucata de bateria

Solicite um Orçamento

Serviços em Baterias Tracionárias

Manutenção Preventiva

A Manutenção preventiva deve ser feita de 08 em 08 meses para que sua bateria permaneça no auge de seu desempenho. Além disso a manutenção preventiva elimina riscos de paralisação imediata de equipamentos.

Na manutenção preventiva sua bateria passa pelos seguintes procedimentos:

  • Teste de descarga e carga toda bateria que chega em nossa empresa passa pela triagem. Depois de identificadas são realizados os testes mais técnicos afim de obtermos os diagnósticos da bateria.
  • Carga de reativação devido ao processo de ciclos da bateria ( carga e descarga ) suas placas vão se sulfatando, ficando cristalizadas. Tal fato faz com que essas placas fiquem sem condições de armazenar energia, fazendo com que a bateria perca autonomia e rendimento. Para revertermos essa situação a bateria passar por uma carga de reativação, sendo monitorados seus elementos hora a hora.
  • Ajuste de peso de eletrólito – Equalização é um processo que tem por objetivo ajustar o peso da solução ácida contida nos elementos da bateria, facilitando assim a circulação da corrente entre as células.
  • Neutralização do ácido na arca de ferro é um procedimento inerente ao cuidado de sua bateria. Com o tempo pode aparecer zinabre em sua bateria. Esse zinabre nada mais é do que um corpo estranho formado na bateria devido a vários fatores como temperatura, umidade, água, solução ácida, poeira etc. Essa substância provoca fuga de corrente fazendo com que sua bateria diminua seu rendimento.
  • Limpeza e revisão geral é a limpeza feita para deixar sua bateria estéticamente bonita e em condições perfeitas de funcionamento. Nessa limpeza costumamos tratar de sua arca de ferro, adesivar sua bateria informando a data de sua próxima manutenção e conferir todas as conexões e válvulas. Também é realizado o teste final de descarga para efeito de controle de qualidade.

Manutenção Corretiva

Infelizmente nem todos podem manter um plano de manutenção preventiva em sua sala de baterias. Devido a isso ocorrem muitos casos de recebermos baterias sem condições de uso. Certamente nesse caso nossa empresa faz a perícia do que houve com o equipamento, porque houve e como houve. Em seguida apresentaremos orçamentos para reparos, dicas e sugestões. Cabe ao cliente a autorização para execução do serviço.

Dentro dessa linha de serviços costuma aparecer:

  • Substituição ou recuperação de elementos -> caso de curto circuito, carregadores, falta d’água etc
  • Reparo pontuais, pintura e substituição da arca de ferro -> caso de quedas e acidentes de empilhadeiras
  • Substituição de válvulas, conexões flexíveis ou de chumbo, cabos e conectores ->casos em específicos a caráter de reposição de componentes

Conheça um pouco a mais sobre baterias tracionárias e suas manutenções:

Uma bateria tracionária nada mais é do que um dispositivo eletroquimico denominado acumulador elétrico. Esse dispositivo converte energia elétrica em energia química e vice versa. Sua matéria prima base é chumbo-ácido e suas reações químicas dão sucesso ao processo de fornecimento de energia.

Para a manutenção correta de uma bateria é importante conhecer aquelas situações que possam danificar os desempenhos: uma entre estas é a sulfatação que pode criar uma degeneração dos desempenhos de uma bateria até torná-la não mais utilizável. Por conseguinte, nasce o conceito de dessulfatação, um processo que permite restaurar a funcionalidade de uma bateria prolongando a sua vida útil e eliminando a necessidade da substituição antes do tempo.

A mesma reação química na qual baseia-se o funcionamento de uma bateria de chumbo, cria uma condição eletroquímica que leva progressivamente à degeneração dos componentes da bateria e que significa uma perda da capacidade de armazenamento de energia.

Durante o processo de descarga, as placas de chumbo combinam-se com a solução eletrolítica ácida criando cristais de sulfato de chumbo. Esses cristais depositam-se na superfície das próprias placas e impossibilitam o desenvolvimento do processo electroquímico de maneira correta, causando então a degeneração das prestações de uma bateria. Essa situação é indicada com o termo de “sulfatação”.

O processo de recarga de uma bateria deverá levar à reabsorção desses cristais na solução eletrolítica, com a consequente restauração das condições normais, mas o acumulo excessivo torna difícil a dissolução desses cristais em detrimento da funcionalidade correta da bateria.

Com o termo de “desolfatazione” introduz-se então um processo forçado que devolve a densidade inicial da solução eletrolítica através da aplicação de pulsos de correntes especiais que desagregam esses cristais (quebra das ligações moleculares entre ion chumbo e ion sulfato ácido) permitindo à bateria de restaurar as condições.

As causas que levam à sulfatação de uma bateria são inúmeras, mas é significativa a situação na qual a bateria permanece durante longos períodos sem ser utilizada, portanto, sujeita ao processo de auto-descarga. Além disso, a presença sempre crescente de dispositivos presentes nos equipamentos atuais que continuam a consumir energias também com motor desligado, por exemplo, os sistemas de luz, strobo e amperímetro. Esses podem levar a uma descarga progressiva da bateria, portanto, criar os pressupostos para a sulfatação. Podemos citar também a não conclusão do ciclo de descarga/carga completa ( até os 20% ). Isso sulfatará o equipamento em ritimo acelerado, necessitando essa de manutenção em menor período de tempo.

Abaixo exemplificamos antes a sulfatação e depois como a bateria permanece depois da dessulfatação.

Solicite um Orçamento

Procedimento para manutenção da sua Bateria

Se você identificou que sua bateria está com baixo rendimento, soltando um cheiro forte, fumaceando, consumindo água em excesso, apresenta zinabre em excesso, vazamento ou qualquer situação atípico significa que sua bateria apresenta alguma anormalidade, podendo ter o seu funcionamento interrompido a qualquer hora.

Para que possamos avaliar a bateria, necessitamos que seja avaliado ou que seja solicitada a Power Trac sua retirada.

Pois nesse processo consiste risco, nosso produto é corrosivo, pois sua matéria prima consiste em chumbo e ácido sulfúrico, logo para seu manuseio é necessário a analise por uma equipe especializada com equipamentos intransportáveis e uma estrutura adequada.

Aqui sua bateria passará por uma serie de testes, depois disso verificaremos suas condições internas. Em seguida será enviado um laudo técnico da atual situação dessa bateria ou orçamento de serviços com informação sobre prazo de serviço, valores, autonomia ou sugestões serão informadas nesse momento, fica a critério então do cliente sua liberação para execução dos serviços e entrega ou devolução ou descarte.

Se realizarmos serviços nessa bateria, fica registrado em nosso sistema e através de uma identificação o cliente saberá a data da próxima manutenção.