As baterias tracionárias exigem um descarte adequado. Isso porque possuem, em sua composição, vários elementos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto tão importante.

Legislação

A Resolução CONAMA nº 257/99 determina que as baterias que contenham em sua composição chumbo, cádmio, mercúrio e que seus compostos (metais pesados), sejam entregues pelos usuários, após seu esgotamento, aos estabelecimentos os quais as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para o seu repasse aos fabricantes ou importadores.

Contaminação

O descarte inadequado das baterias tracionárias é altamente perigoso. Isso porque os metais pesados nunca se degradam. Além disso, expostos a umidade, calor ou outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam. E esse vazamento contamina tudo por onde passa: solo, água, plantas, animais e as pessoas.

Com as chuvas, penetram no solo e chegam aos lençóis freáticos, atingindo córregos e riachos. A água contaminada acaba chegando à cadeia alimentar humana por meio da irrigação agrícola ou do consumo direto.

Perigo

Os metais pesados possuem alto poder de disseminação e uma capacidade surpreendente de acumular-se no corpo humano. Não apenas isso, mas também em todos os organismos vivos, que são incapazes de metabolizá-los ou eliminá-los. E esse fator traz sérios danos à saúde.

Entre os males provocados pela contaminação com metais pesados está: anemia, debilidade, paralisia parcial, câncer e mutações genéticas. Eles também prejudicam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões.

Coleta  e Descarte

A Power Trac importa-se com as questões ambientais, e, por isso, realizamos a coleta, o transporte e o recebimento das baterias. Coletamos baterias de todas as marcas e provenientes de todos os lugares do Brasil. Além disso, realizamos o manuseio, o tratamento e a destinação final das suas sucatas de baterias tracionárias.

Aqui elaboramos e aplicamos um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e de efluentes.  Portanto, as baterias enviadas para nossa empresa são cuidadosamente desmontadas e separadas cada tipo de material. O polipropileno, do ferro, do chumbo, do ácido e do separador microporoso. Tais componentes, depois de separados, são enviados às empresas que darão seu correto fim.

Se você, como nós, se preocupa com o meio ambiente e quer descartar suas baterias adequadamente, acesse nosso site e entre em contato conosco.