As baterias tracionárias são de manutenção e uso fáceis

Com cuidados simples, você pode manter uma bateria durar entre 5 e 8 anos. Mas, então, porque algumas baterias trabalham às vezes até oito anos e outras morrem bem antes disso? Saiba o que fazer para sua bateria durar mais.

O que acontece é que mesmo a melhor bateria do mundo vai falhar precocemente se sofrer abusos diários. Para que uma bateria dure tempo suficiente, você deve ter cuidados específicos diários e todo o acompanhamento das manutenções preventivas.

Muitas baterias têm seu potencial de vida reduzido consideravelmente, antes mesmo de completar o primeiro ciclo, por não ter suas instruções cumpridas adequadamente. Portanto, é fundamental verificar as condições de operação do carregador antes de carregar as baterias.

Uma conexão frouxa, por exemplo, pode causar danos como uma faísca ou queda de tensão. Verificar as conexões periodicamente é uma prática que deve ser adotada, até mesmo por segurança. Para evitar um curto circuito, nunca use um conector para interrompê-lo. Outra medida importante é: sempre desligar o carregador para conectar ou desconectar a bateria.

Após a carga, é recomendável sempre adicionar água destilada ou deionizada – sempre mantendo o nível. Adicionar água, apenas depois da carga. Se for feita a adição de água antes da carga, pode haver transbordamento, ou seja, a perda de eletrólito. Se isso ocorrer, pode haver corrosão nas conexões, na caixa e também no compartimento da empilhadeira.

Manter as baterias sempre limpas e secas também é importante. Se o eletrólito for expelido, neutralize-o imediatamente em uma solução à base de bicarbonato de sódio e água. Com as tampas das válvulas no lugar, utilize um pincel de limpeza e limpe todos os conectores. Retire todos os resíduos de bicarbonato. Lembre-se de usar seus equipamentos de proteção individual!

As válvulas flip-top devem sempre estar abertas durante a carga. Isso porque são elas que possibilitam o escape de gases e protegem contra a queda acidental de objetos dentro do elemento. Um simples pedaço de metal, por exemplo, pode contaminar o eletrólito e acabar danificando o elemento. Por isso, sempre abra as válvulas de segurança para adicionar água ou fazer a leitura de densidade.

Temperaturas altas reduzem a vida da bateria. Se sua empilhadeira trabalha em lugares quentes, dê à sua bateria um descanso em um ambiente bem ventilado depois da recarga.

Não sobrecarregue a bateria. O prolongamento da sobrecarga não aumenta a capacidade da bateria, bem pelo contrário, ela pode reduzir ainda mais.

É importante destacar que não é possível aumentar a vida útil de uma bateria. O que se pode fazer é realizar um tratamento eletroquímico nela, para que esta possa trabalhar no auge de seu desempenho.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário que a Power Trac responde para você!