O tempo de vida de uma bateria tracionária está diretamente ligado ao modo como ela é manuseada. Se você cuida da conservação da sua bateria, certamente ela durará mais tempo, apresentando sempre um bom desempenho. Da mesma forma, se não são feitas as manutenções necessárias nem são realizadas as limpezas regulares, sua bateria irá durar menos.

Regularidade e passo a passo da limpeza

É recomendável que, pelo menos uma vez a cada 15 dias, seja feita a limpeza da sua bateria tracionária. Para tanto, é necessário realizar a lavagem das partes externas com uma solução de bicarbonato de sódio a 10%. Com isso, é possível remover detritos trazidos pela chuva ácida nos processos de carga. Isso é importante porque estes detritos acabam provocando fugas de corrente e podem gerar até indícios de curto circuito.

Porém, antes de efetuar a lavagem, é necessário observar se a arca de ferro possui furos para a vazão da água.

Lembre-se também de manter a rolhas sempre bem instaladas e devidamente apertadas nas tampas dos elementos. Afinal, os orifícios das rolhas precisam estar desobstruídos para permitir a fuga dos gases.

Além disso, não esqueça de lavar regularmente o densímetro da sua bateria tracionária.

A limpeza precisa, ainda, ser realizada em local próprio para que a segurança do procedimento seja garantida.

Siga o manual do fabricante

Sempre que for manusear sua bateria tracionária, siga as orientações e procedimentos recomendados pelo fabricante. Isso é importante para que você possa reivindicar sua garantia em caso e falha da bateria, por exemplo.

Não tenho tempo de fazer a limpeza, e agora?

Se você não tem condições de realizar as limpezas regulares da sua bateria, o ideal é contratar uma assistência técnica que o faça. A Power Trac oferece serviços de manutenção preventiva, garantindo que sua bateria mantenha sempre o melhor desempenho.

Conheça nossos serviços em baterias tracionárias acessando o site. Caso queira solicitar um orçamento, basta preencher nosso formulário online.