Baterias da linha tracionária

Confira os principais cuidados e tempo de duração das baterias. Normalmente elas podem durar aproximadamente entre 5 a 8 anos, mas é difícil estimar sua vida útil, porque isso depende, e muito, de sua utilização e cuidados. Fatores como abastecimento de água, manutenções preventivas e aferição de corrente elétrica nos calibradores são essenciais para que a bateria dure mais tempo.

Um exemplo comum de mau uso é, nas grandes empresas, a prática por parte dos operadores de não utilizar corretamente a capacidade que a bateria oferece. Isso porque, em linha tracionária, a bateria deve ser utilizada até seu limite, que seria 80% de sua capacidade e depois ser carregada até seu final de carga.

O que acaba acontecendo, geralmente, é o uso para recargas rápidas, ou seja, o operador utiliza apenas 50% da bateria e em seguida, já a coloca em carga. Essa prática causa uma sulfatação das placas, impedindo-as de armazenar energia. Esse é o fato mais comum que faz com que a bateria não segure a carga. Logicamente, isso diminuirá a expectativa de vida útil do produto.

Baterias tracionárias são medidas em ciclos, cada um representa uma descarga mais uma carga. Os produtos químicos utilizados em sua fabricação, ligas de chumbo específicas e procedimentos para a sua fabricação determinam quantos ciclos essa bateria terá.

As baterias Power Trac, por exemplo, utilizam matérias que chegam até 1.800/2.000 ciclos. Então, se contarmos um turno de trabalho de 08 horas, para cada ciclo, multiplicarmos pelos dias úteis da semana – que são 5 – e, em seguida, por semanas, teremos um consumo médio mensal, ou seja, 5 ciclos semanais multiplicados por 4 semanas, totalizando 20 ciclos por mês ou 240 ciclos por ano. Dessa forma, se essa regra for aplicada e os cuidados devidos forem tomados em relação a utilização e manutenção a bateria poderá chegar a uma expectativa de vida de até 08 anos ou mais.

Porém, essa conta aplica-se a uma média de utilização que varia para cada pessoa. Em alguns casos, uma pessoa pode utilizar até 02 ciclos da bateria por dia, sendo assim, a expectativa de vida cai pela metade.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário que a Power Trac responde para você!