O descarte irregular de baterias pode gerar consequências estrondosas. Uma matéria de 19 de agosto do Fantástico mostrou como essa prática pode ser desastrosa. No terreno de uma fábrica abandonada em Sorocaba, no interior de São Paulo, o material descartado indevidamente estava sendo garimpado, tudo por conta do comércio ilegal de chumbo.

Descarte indevido

Lá, o que acontecia é que estavam sendo enterradas no terreno da empresa. Já vimos aqui no blog como é realizado o descarte adequado das baterias. Se quiser saber mais sobre esse tema, leia esse post. Depois que a empresa fechou, o terreno ficou abandonado e logo pessoas vieram “minerar” o chumbo enterrado. Muitas delas sem saber o perigo que estavam correndo.

Materiais tóxicos das baterias

O chumbo é um material extremamente tóxico, mas esse não é o único problema. As baterias contêm mais elementos prejudiciais. Alumínio, cádmio, cromo e arsênio são alguns desses elementos. E os garimpeiros estavam em contato com todos eles, ao mesmo tempo. A contaminação se dá pelo pó da mineração, que entra no organismo pela boca e nariz.

Efeitos da contaminação

Existem muitos efeitos relacionados à exposição ao chumbo. Entre elas, doenças cardiovasculares, renais, hepáticas e o principal efeito: ataca o sistema nervoso. O chumbo afeta o cérebro e compromete a inteligência, a memória e a atenção.

Já o cromo, o arsênio e o cádmio, se acumulam nos rins. Em doses altas, a contaminação por esses elementos podem levar à falência desses órgãos. O cromo e o arsênio também podem causar câncer. A contaminação por alumínio para o cérebro gravíssima para o cérebro. É tão grave, que cientistas estudam uma possível relação da contaminação por esse elemento e o alzheimer. A contaminação por todos esse elementos oferecem perigo tanto para crianças como para adultos.

Além de contaminar por contato direto, o chumbo e demais elementos que compõem as baterias, também contaminam a água e o solo. E seus resíduos podem permanecer no solo por muitos anos, causando contaminação permanente em que reside próximo.

Responsabilidade

A Power Trac conhece os perigos que um descarte inadequado pode causar. Por isso, aqui elaboramos e aplicamos um plano de gerenciamento de resíduos, sólidos e de efluentes. Assim, nossas baterias são enviadas para nossa empresa são cuidadosamente desmontadas e separadas cada tipo de material. O polipropileno, do ferro, do chumbo, do ácido e do separador microporoso. Todos os componentes, depois de separados, são enviados às empresas que darão seu correto fim. No caso, o derretimento.

Com isso temos a total responsabilidade fiscal e ambiental sobre nossos produtos. Além disso, assessorados por nosso químico industrial responsável, nossa empresa possui todos os procedimentos adequados para fabricação ou prestação de serviços em baterias. Acesse nosso site e conheça nossos produtos!