O que é preciso para armazenar baterias

O armazenamento de baterias exige itens fundamentais para evitar qualquer tipo de acidente. As baterias tracionárias contém chumbo na massa positiva, massa negativa, nas grelhas e conexões e ainda na solução eletrolítica de ácido sulfúrico. Portanto, nas instalações, durante o uso delas, no transporte, manutenção, armazenamento temporário e na disposição final, a legislação orienta a se tomar cuidados para que não ocorra vazamento de chumbo e ácido sulfúrico que exponha os usuários e contamine o solo, ar e água. Se após o seu esgotamento energético essas baterias não forem segregadas e seu conteúdo reciclado, causam ameaça ambiental significativa.

  • Local:

A legislação para armazenamento de baterias orienta que ele deve ser feito em uma sala coberta, com muretas, canaletas ou recipiente que possa ser utilizado para evitar derramamentos e piso impermeabilizante. Nesse local ficam armazenados todos os acumuladores e carregadores.

Essa sala deve ser bem organizada, limpa e possuir uma talha elétrica para movimentação das baterias. Precisa também ser uma sala grande e bem ventilada para evitar acúmulos de gases expelidos pelas baterias (hidrogênio) na hora da carga e mesmo quando a bateria não está em funcionamento.

  • Temperatura:

A temperatura de armazenamento recomendada para a maioria das baterias é de 15ºC. Portanto, a temperatura máxima admissível é de -40ºC a 50ºC. Esse tópico é muito importante, porque as condições climáticas podem causar danos às baterias – falamos sobre isso nesse texto. Além disso, as baterias tracionárias devem ser sempre mantidas com carga completa durante o armazenamento.

  • Cuidados no manuseio:

Sempre consulte o manual do fabricante antes de manusear baterias. Como já foi dito, essas baterias contêm ácido sulfúrico, que causam queimaduras graves, além de produzir misturas explosivas de hidrogênio e oxigênio. Sempre use óculos de segurança e máscara facial ou óculos à prova de respingos certificados pela ANSI Z87.1 (Norma Internacional) ao trabalhar com ou próximo a baterias. Além disso, siga estas precauções de segurança ao manipular ou trabalhar com baterias chumbo-ácido:

  • Sempre use proteção ocular, facial e para mãos apropriada
  • Mantenha cigarros, chamas, centelhas ou demais fontes de ignição longe da bateria
  • Nunca se debruce sobre a bateria ao realizar transferência de carga a partir de outra bateria, teste ou carregamento
  • Nunca tente abrir uma bateria com respiros não-removíveis
  • Mantenha as tampas dos respiros apertadas e alinhadas exceto ao fazer manutenção de eletrólitos
  • Certifique-se de que a área de trabalho seja bem ventilada
  • Tome cuidado ao trabalhar com ferramentas metálicas ou condutores para impedir curtos circuitos ou centelhas
  • Não carregue ou use cabos para transferência de carga ou ajuste conexões de pólos, sem instruções apropriadas e treinamento.

Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tema? Deixe nos comentários!